"Amulet", de Romola Garai (2020)
Filme de estréia da atriz e roteirista inglesa Romola Garai, "Amuleto" é um filme de terror que fez enorme sucesso no Festival de Sundance. O filme guarda muitas semelhanças com outro terror inglês, "O que ficou para trás", sobre refugiados africanos que moram em abrigos em Londres: ambos os filmes lidam com o tema da masculinidade tóxica, personagens que habitam uma casa mal assombrada e mulheres vítimas do machismo. O terror em ambos os filmes se torna uma metáfora da violência na sociedade.
Em 'Amuleto", Tomas (Alex Secareanu, do excelente "God's own country") é um ex-soldado romeno que se refugiou em Londres. Sem teto, ele é assaltado e acaba encontrando abrigo com a freira Claire (Imelda Staunton). Claire encontra um abrigo para Tomas na casa de Magda, uma jovem que mora com sua mãe, que está reclusa no sótão. Magda tenta um distanciamento de Tomas, mas aos poucos ela abre confiança nele. Mas a mãe de Magda não quer que ela se envolva com Tomas.
Drama de terror, 'Amuleto" tem uma curiosa trama que mistura fantasia e acerto de contas com o passado, na figura de uma estranha entidade mitológica. O filme se vangloria de ter ótimos atores nos papéis principais, incluindo a ganhadora da Palma de ouro Imelda Staunton. O romeno Alec Secareanu e a inglesa Carla Juri, no papel de Magda, dão conta do recado nessa trama que mais parece saída de um filme de Ari Aster, diretor de "Hereditário".
Nenhum comentário:
Postar um comentário