domingo, 29 de março de 2020
Tragam-me a cabeça de Alfredo Garcia
“Bring Me the Head of Alfredo Garcia”, de Sam Peckimpah (1974)
Clássico de Sam Peckimpah, inspirado na obra-prima de John Houston, “O tesouro de Sierra Madre”, ambos filmes que tratam do tema da ambição a qualquer preço.
Sam Peckimpah rodou esse filme no México, depois de ter seu roteiro negado em diversas distribuidoras americanas. Peckimpah já estava com a relação desgastada com os produtores que insistiam em alterar a edição de seus filmes. Nessa experiência em filmar no México, foi a primeira e única vez que ele teve total controle sobre o corte final do filme.
Em uma fazenda de um rico latifundiário, a filha do Chefe está grávida. Pressionada pelo pai, que quer saber quem a engravidou, ela acaba cita o nome: Alfredo Garcia. O pai então coleção a cabeça dele à prêmio e quem o trouxer morto receberá 1 milhão de recompensa. Vários assassinos e caçadores de prêmios vão em busca de Alfredo. Quando Bennie (Warren Oates), pianista em um bar decadente , mas outrora fuzileiro da marinha, descobre a recompensa, resolve ir atrás de Alfredo. Para sua sorte, sua amante, Elita, que é arrumadeira no bar, já teve um relacionamento com Alfredo e sabe onde ele está. Os dois saem em busca do paradeiro do rapaz, junto de todos que querem a recompensa.
Sam Peckimpah já era considerado na época um esteta da violência: seu modo de filmar foi referência para muita gente, e claro que ele teve inspiração nos western spaghetti italianos, principalmente de Sergio Leone: muita câmera lenta, sangue jorrando, mortes exageradas e coreografadas. O Cineasta John Woo é um que assume ter se influenciado no estilo de Peckimpah.
Ter filmado no México fez uma diferença brutal ao filme, dando-lhe um tratamento mais sujo, mais realista e B. Os atores Warren Oates, no papel principal, e Isela Vega, atriz mexicana no papel de Elita estão bárbaros. A personagem de Elita é explorada pelos homens, que insistem em querer estupra-la ou arrancar suas roupas. Muito provável hoje em dia o filme seria acusado de objetificar a personagem, mas esse filme é de 1974, quando essa questão passava batido pelos produtores e diretores.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário