domingo, 30 de janeiro de 2011

A Ovelha negra


" La pecora nera", de Ascanio Celestini (2010)

Drama italiano exibido no Festival de Veneza em 2010.
O filme narra a história de ascanio, menino que nasceu nos " loucos anos 60", segundo os personagens dizem várias vezes ao longo da história. Ele é criado pela avó no manicômio. Seu pai e seus 2 irmãos o consideram um louco esquizofrênico, e o abandonam a própria sorte com a avó. Antes de abandoná-lo, Ascanio vive um tempo com eles, mas a convivência é impossível. Ascanio passa toda sua infância e adolescência na convivência com loucos, e tem 2 amigos com quem convive maior parte do tempo. Em uma brincadeira com os amigos, um deles acaba morrendo. Ascanio é acusado da morte do rapaz, e se isola das pessoas. Se torna uma pessoa retraída e não sai dos domínios do hospício. Ele é rejeitado por colegas da escola.
Ascanio cresce, e agora trabalha no mesmo manicômio. Uma de suas funções é acompanhar os internos nas compras de supermercado. Numa dessas idas, ele reeecontra a sua paixão de adolescência, que trabalha como promotora de vendas de uma marca de café. Ele tenta se reaproximar dela, mas a sua obsessão por ela a deixa assustada.
O filme tem um clima sombrio, com toques de melodrama, e um bom elenco. O que é interessante é a narração em off do protagonista. Todo o filme é narrado em 1a pessoa, como se fosse um livro de memórias. Mas o filme se perde lá pela metade, e o desfecho fica insatisfatório. Lembra um pouco " O clube da luta" pela sua reviravolta na trama.
O diretor Ascanio Celestini fez de tudo um pouco nesse filme: dirigiu, escreveu, produziu e atuou. Levou 3 anos elaborando o roteiro, visitando manicômios e fazendo laboratórios com os internos.

Nota: 6

Um comentário:

  1. Mesmo ficando cansativo lá pela metade, eu curti o filme! Exala uma certa inocência nostálgica dele e o final, mesmo não sendo tão elaborado quanto eu esperava deixou um nó em minha garganta por certo tempo. Minhas nota para ele é 8. rs

    (Ah, eu tenho um blog com o nome parecido com o seu...)

    ResponderExcluir