terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Deixe-me entrar


" Let me in", de Matt Reeves (2010)

Refilmagem americana do cult sueco " Deixa ela entrar", de Thomas Alfredson, vencedor de vários prêmios internacionais.
Graças a Deus, Matt Reeves ( " Cloverfield" ) , o diretor, manteve o mesmo clima autoral do filme original. Não sucumbiu aos encantos dos grandes estúdios, e criou um filme lento, inteligente, tão bom quanto o filme sueco.
Para quem não conhece a história: Owen (Kodi Smit-Macphee / Ator do também excelente " A estrada") é um garoto que mora com sua mãe, em um condomínio isolado, onde os moradores não fazem contato entre si. Triste, sem amigos, Owen sofre ataques de um grupo de garotos de sua turma, que insistem em maltratá-lo. Um dia, novos moradores se mudam no condomínio. Abby ( Chloe Moretz/Atriz do excelente " Kick Ass") e seu " pai" (Richard Jenkins, ator de " Queime depois de ler" e " Comer, rezar, amar") são figuras estranhas, que só surgem durante a noite. Owen fica curioso em relação a essa menina de 12 anos, e passa a escutar os diálogos entre pai e filha através da parede (eles moram do lado). O que ninguém sabe, é que Abby é uma vampira, e seu pai sai á caça de vítimas para saciar sua sede de sangue. Owen e Abby travam uma amizade, ao mesmo tempo que o menino parece ficar assustado com a presença dela.
Essa refilmagem procura ser o mais fiel possível, com pequenas variações: agora temos uma figura de um detetive, e aqui, investem mais em efeitos especiais, porém ser ser muito apelativo. O grande mérito dessa produção é manter o charme do original, a mesma narrativa lenta, e sem se preocupar em agradar ao grande público. Talvez por isso o filme não tenha feito sucesso. O que é uma pena, pois raramente vi refilmagens tão boas.
Os atores estão todos excelentes, com destaque total para a dupla de crianças, realmente incríveis em suas performances.
A fotografia é deslumbrante, recriando o clima de inverno com neve, dessa vez ambientado no Novo México. A trilha sonora também é cativante, criando um clima tenso. Uma cena que me impressionou pela direção e efeitos, é a de um acidente de carro, todo registrado do lado de dentro do veículo, que sai capotando ladeira abaixo.

Nota: 9

Nenhum comentário:

Postar um comentário