sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

O Mágico


" L`illusionniste", de Sylvain Chomet (2010)

Animação francesa, do mesmo realizador de " As bicicletas de Belleville" (2003), um clássico.
Baseado em um roteiro de Jaques Tati, jamais filmado, o filme narra a história de Tatischeff, um ilusionista, que vive na Paris de 1959. O mágico se exibe em um teatro de variedades, e vai perdendo seu espaço para um grupo de rock. Desiludido, ele resolve viajar para Londres. Também sem muito sucesso, acaba conhecendo um bêbado, dono de um pub na Escócia. Tatischeff viaja até lá, e se exibe para um bando de bêbados. Na taverna, ele conhece uma garota, que trabalha lá como faxineira. Ela se encanta tanto com o homem, que resolve largar o emprego e fugir com ele, escondida. Ao se ver sem alternativas, o mágico resolve adotá-la. Vão para Edimburgo. Tatischeff continua em sua peregrinação tortuosa em busca de trabalho, e aceita um emprego numa oficina mecãnica, para poder juntar mais dinheiro e pagar aos caprichos da jovem, que se encanta com os prazeres do consumismo.
" O mágico" é um filme melancólico, e em cada fotograma, homenageia Jacques Tati. A figura de Tatischeffe é toda calcada na figura longelínea e alta do grande cineasta e ator. Inclusive, em uma cena do filme, Tatischeff se refugia em uma sala de cinema, onde está sendo exibido o filme " Meu tio".
Sylvain Chomet traça uma narrativa lenta, dificil de ser acompanhada por crianças, mas que encantará os cinéfilos apaixonados pela obra de Tati. Fiquei imaginando como seria esse filme com ele.
A trama gira em torno de desilusão, perda da inocência, o avanço da tecnologia suplantando artistas populares, que perdem seu espaço para a televisão e ourtos passatempos. ( tema recorrente nos filmes de Tati). O filme homenageia também os artistas mambembes. Em uma cena tristíssima, vemos o desfecho do ventríloquo, do palhaço ( que se torna suicida) e de 3 irmãos acrobatas. Artistas que cresceram sob as palmas do público,e que não conseguiram se adaptar aos novos tempos.
A trilha sonora é uma maravilha, realçando ainda mais a melancolia da animação. O filme é de uma delicadeza de cortar a alma.

Nota: 8


Nenhum comentário:

Postar um comentário