sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Além da Vida


" Hereafter", de Clint Eastwood (2010)

Drama dividido em 3 histórias paralelas, que tem como tema em comum a vida depois da morte.
Na 1a história, Marie Lelay (Cecile de France, de " Alta tensão" e " Um lugar na platéia") é uma jornalista de férias na Tailândia. Ela está com seu namorado, o diretor de um programa de sucesso que ela trabalha como apresentadora. Famosa, ela descansa num hotel. Ao acordar, ela resolve passear na cidade. Porém, um Tsunami violento toma conta do local, e Marie se acidenta, sendo inclusive dada por instantes como morta. Nesse momento de quase morta, Marie mergulha em um mundo paralelo, e acredita ter visões de espíritos. Ao acordar do acidente, o mundo de marie não é mais o mesmo. Ao retornar para Paris, ela percebe que a percepção das coisas ao seu redor mudaram, e ela resolve escrever um livro sobre a sua experiência, indo contra as opiniões de seu editor e de seu namorado, que a consideram mentalmente insana. Aliás, a cena do Tsunami, logo no início do filme, é um dos pontos altos do filme. Extremamente bem filmada e realizada, cria um impacto muito forte, que permanece na mente do espectador por um bom tempo.
A 2a história é a dos irmãos gêmeos Marcus e Jason, em Londres. De personalidades distintas (Marcus é introvertido, e Jason é o inverso), moram com a mãe, viciada em heroína. Ela está para perder a guarda das crianças para a assitência social, quando um acidente mata um dos meninos. Marcus se encontra sem rumo, pois a vida toda ele viveu sobe o comando de Jason.
A 3a história é a de George (Matt Damon, em seu 2o trabalho com Eastwood, após " Invictus") dá vida a um vidente que abandona o seu dom, por considerar uma maldição para a sua vida. Por conta disso, ele se afasta das pessoas, e é uma pessoa solitária. Seu irmao tenta fazê-lo retornar a atividade de ler o futuro das pessoas, para ganhar dinheiro, mas George não concorda.
Interessante Clint Eastwood realizar um filme com a morte como tema, e ter uma mensagem otimista sobre uma vida após a morte. Até dá para entender melhor, uma vez que Steven Spileberg é o produtor exceutivo. Acredito que a idade (Eastwood completou 80 anos) foi fundamental para ele trabalhar com esse tema, porém é discutível a forma como é tratada no filme. A trama é forçada, da forma que os 3 personagens vão se interagir no desfecho ( algo chupado dos filmes de Inarritu). É longo, perde o ritmo muitas vezes ao longo da narrativa (ficamos com a impressão de ter várias " barrigas"). O desfecho é óbvio, e se torna melodramático. Apesar disso, reserva uma emocionante cena com o menino, com ótima atuação, na cena que o vidente lê as mensagens de seu irmão.
Trabalhar com o tema da vida após a morte sempre é algo que causa polêmica. E não é diferente aqui em " Além da vida". O que torna o filme memorável é a atuação dos atores, a excelência dos efeitos especiais e a delicadeza com que Eastwood trata do assunto, mesmo que a gente não dê muita credibilidade.
Vale ressaltar também a quantidade de merchandising inserido no filme: Google, Virgin, Blackberry, Youtube e várais redes de hotéis.

Nota: 8

Nenhum comentário:

Postar um comentário