quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

O Vencedor


" The fighter", de David O`Russel (2010)

Drama dirigido por David O´Russel, mesmo diretor de " 3 Coroas" e " Huckabees", baseado na história real de " Irish" Mickey Ward (Mark Walhberg),e a sua relação com sua família e principalmente seu meio-irmão, Dicky Ecklund (Christian Bale).
Mickey ganhou o título mundial de peso leve e se aposentou em 2003.
O filme se passa na década de 80, e mostra a relação entre Mickey , sua mãe (Melissa Leo) e seu meio-irmão. De família pobre, Mickey é divorciado e pai de uma filha adolescente. Ele procura ganhar a vida como lutador, inspirado em seu irmão mais velho, que foi um lutador famoso e venceu uma luta importante. Porém, a fama trouxe também o mundo do crime e drogas para Dicky, que acaba se tornando viciado em crack.
Dicky é o treinador de Mickey, e entre um treino e outro, se afunda nas drogas e nas más companhias. A mãe dos dois gerencia a carreira de Mickey, mas a sua postura arrogante e egoísta é um obstáculo para o sucesso do filho. Mickey conhece uma garçonete em um bar, Charlene (Amy Adams), e a relação dois dois provoca atritos entre a mãe e o irmão de Mickey, uma vez que ela o faz enxergar o quanto os dois estragam a sua vida e a sua profissão.
Mickey se vê dividido, e entra em crise, ao mesmo tempo que procura agradar a todos.
" O Vencedor", mais do que um filme de boxe, é um filme sobre a amizade entre esses dois irmãos, e a luta de ambos para sobreviver em um mundo cruel e competitivo, que leva uma pessoa do sucesso á bancarrota num piscar de olhos.
O ponto forte desse filme é sem dúvida alguma a atuação brilhante do elenco, a começar pro Christian Bale, que mais uma vez, emagreceu para compôr o seu personagem. Aliás, ele foi a terceira escolha para o papel, atrás de Brad Pitt e Matt Damon, que não puderam por problemas de agenda. Mas vendo o filme, fica impossível pensar em outro ator que não Christian Bale, assustador no seu papel. Me surpreendeu a sua entrega ao personagem, é algo monstruoso. Até chorei na cena final, de tão cativante que é o seu Dicky. Fica impossível fazer qualquer crítica a personalidade do seu personagem. É uma figura extremamente humana, sujeita a falhas.
Melissa Leo e Amy Adams, estão também formidáveis, e aqui Amy Adams explora um universo até então desconhecido de seu público, em um personagem realista e crú.
Mark Walhberg, produtor do filme, levou anos para poder levantar esse projeto, e deve estar muito orgulhoso. A sua performance também é elogiável, apesar de ofuscado pelo brilho dos coadjuvantes. O elenco de apoio também está ótimo, com destaque para a caracterização das 6 irmãs de Mickey e Dicky.
Curioso é ver o nome do cineasta Darren Aronofsky como Produtor executivo do filme.
O Título do filme, " O Vencedor", tem mais a ver com a vitória de seus protagonistas na batalha da vida, do que na luta, propriamente dita.
Excelente trabalho de cãmera, fotografia e trilha sonora.
Um filme obrigatório para quem gosta de filme de personagens. Emocionante é a palavra que descreve esse filme. Eu particularmente não gosto de boxe, mas incrível como esse esporte trouxe tantas obras-primas para o cinema: Touro indomável, A menina de ouro...e filme bons como O campeão e Rocky, um lutador.

Nota: 9

Nenhum comentário:

Postar um comentário