sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Drama


" Drama", de Matias Lira (2010)

Drama espanhol, que narra a história de 3 estudantes de teatro, que se deixam influenciar pelo método intenso de interpretação que o Professor prega, baseado na escola do dramaturgo Antonin Artaud.
O processo de busca do personagem exige que os alunos busquem a verdade de seus personagens, e para que isso aconteça, eles devem vivenciar as experiências deles.
Assim, cada um dos três vai atrás do lado escuro da vida, se envolvendo com prostituição, michetagem, night clubs de strippers, traficantes e orgias regadas a sexo e drogas.
O grupo ( 2 rapazes e uma jovem) não medem esforços na busca do verdadeiro " eu" que devem interpretar, e acabam misturando o real do fictício, enquanto o professor cada vez exige mais deles.
Filme curioso, mas que no desenrolar da narrativa, me incomodou bastante pela inverossimilhança da trama. Como assim, os 3 amigos caem de cara no que existe de mais sórdido da vida mundana, apenas para agradar ao professor? Os personagens deveriam era ser internados em algums clínica psiquiátrica. O filme é uma irresponsabilidade, ao mostrar os atores como inconsequentes e desmedidos, e o professor como um ser desumano e cruel, que observa o que acontece com os seus alunos e nada faz para impedir, inclusive se envolvendo sexualmente com um deles.
Logo no início, tem uma cena ridícula, com os três amigos no banheiro, todos mijando. como se fosse a coisa mais natural do mundo fazer isso na frente dos outros. E para piorar a trama, ainda existe um trauma do passado em um dos personagens: a mãe dele era atriz, se envolveu com o colega da peça e acabou fugindo com ele, abandonando filho e marido. Heim, quer dizer que os atores também são promíscuos? HUAHUAHUA A classe artística está mais sem moral do que qualquer outra coisa.
De positivo, a interpretação dos atores, que se entregaram aos personagens sem pé nem cabeça, e a fotografia, bela, registrando a vida noturna de forma soturna.

Nota: 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário