terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Route Irish


" Route Irish", de ken Loach (2010)

Exibido no Festival de Cannes 2010, " Route Irish" despertou opiniões bem distintas entre os críticos. Uns alegaram que Loach se vendeu ao cinema comercial, outos que Loach repete sempre o mesa tema de forte teor político.
O filme narra o drama de Fergus (Mark Womack), ex-integrante das Forças especiais que foi deportado do Iraque, e que mora em Londres. Ele fazia parte de uma grande Indústria belicista que fornece armas para a Guerra do Iraque. Seu melhor amigo, Frank, morre em uma emboscada na Route Irish, estrada de 12 km de extensão, que liga a Zona Verde ao Aeroporto de Bagdá, considerada a estrada mais perigosa do mundo. Fergus se sente culpado pela morte de Frank, uma vez que foi ele quem o forçou a se inscrever como combatente na Guerra, para ganhar dinheiro. A viúva e a família de Frank viram as costas para Fergus, o responsabilizando pela morte dele. Porém, Fergus resolve investigar a morte do amigo, e aos poucos, vai descobrindo que a emboscada na verdade pode ter sido planejada pelos poderosos da indústria. Fergus recebe uma encomenda de Frank, enviada antes dele morrer, contendo um celular. Nesse celular existe um vídeo com uma gravação de um massacre provocado por soldados ingleses contra civis iraquianos. Frank ameaçou delatar seus colegas de pelotão, e Fergus acredita que esse tenha sido o motivo do assassinato do amigo. Fergus conta com a ajuda da viúva e resolve atacar os poderosos da Indústria. Existe uma sub-trama que envolve Fergus e a viúva, e descobrimos que havia entre os dois uma relação mal resolvida.
O filme tem um roteiro excelente, intricado. Dessa vez, Loach prega um filme de ação, diferente de seus outros filmes, mais intimistas, com forte dose de suspense. O desfecho é sensacional, e o filme reserva uma cena de tortura realmente chocante, filmado de forma bem realista. Para conseguir informações, Fergus se utiliza de um tratamento de tortura usada por soldados, que consiste em amarrar a vítima numa maca, colocar um pano em seu rosto e jogar água constantemente por sobre o nariz, o que impede a vítima de respirar.
A fotografia , em tons escuros , traz um clima melancólico ao filme, constrastando com as cores quentes do Iraque. A trilha sonora é envolvente.
O elenco, encabeçado por Mark Womack, traz atuações muito fortes, provando a excelência da direção de atores de Loach.
Loach é conhecido por deixar os atores improvisarem seus diálogos, ele sugere umas frases e os próprios atores as controem. Esse despojamento é a receita da naturalidade das atuações.

Nota: 9

Nenhum comentário:

Postar um comentário