terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Namorados para sempre


" Blue Valentine", de Derek Cianfrance (2010)

Drama independente dirigido e escrito por Derek Cianfrance, narra a relação de um casal, Dean (Ryan Gosling) e Cindy ( Michelle Willians), por um período de 5 anos.
Ryan é um jovem humilde, que trabalha como funcionário de uma transportadora de mudanças. Em dos seus trabalhos, conhece Walter, um velhinho que se muda para um asilo. Um dia, ao visitá-lo, Dean conhece por um acaso Cindy. Fica de cara apaixonado por ela, mas ela não corresponde. Dean então tenta de todas as formas conquistar a atenção dela. Após muita resistçencia, Cindy cede aos apelos do rapaz. Até que um dia ela engravida, e ele não aceita. Cindy resolve abortar, mas na hora H desiste. Os dois reatam a relação, e ficam mais apaixonados. 5 depois, os dois estão casados, e a filha deles, Frankie, tem 5 anos. Ela trabalha como enfermeira, e seu patrão se sente atraído por ela. Mas a relação do casal está desgastada, e Dean tenta uma derradeira forma de reacender a paixão.
Profundo e doloroso retrato sobre o amor em processo de destruição, com interpretação magistral de Ryan Gosling e Michelle Willians. A forma de filmar me lembrou bastante os filmes de John Cassavettes, e o trabalho do elenco reforça essa impressão. Eu ficava enxergando Gena Rowlands no personagem de Michelle Willians. Econômica na atuação, mesmo nos momentos mas dramáticos e perturbadores, Willians demonstra ser uma das melhores atrizes americanas da atualidade. A câmera em registro quase documental e a atuação naturalista só aumentam a força desse filme.
O roteiro e a edição brincam com o tempo. O filme vai e volta 5 anos e depois, reforçando os momentos felizes e de derrocadas do casal.
O ritmo do filme é lento, contemplativo. A trilha sonora corresponde a melancolia do filme, e ao final, fica-se a sensação de que a vida é triste, e que devemos aproveitar os momentos felizes que ela nos proporciona.

Nota: 9

Um comentário:

  1. Ola amigo gostei muito do seu blog. Tem um conteudo otimo e excelentes textos.
    Vi que você é critico de cinema.
    Dirigi um curta metragem e gostaria que você fizesse uma critica. Ficaria muito grato se a fizesse. Vou te mandar o link do filme e o endereço do site com a sinopse e os cartazes do filme.
    Desde já agradeço Rummenigge Paz.


    Filme http://www.youtube.com/watch?v=hZGtqDGZbGM

    Site da sinopse: http://anormal.blog.com/

    qualquer coisa meu e-mail é lucidez.blog@hotmail.com

    ResponderExcluir