segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Doce Vingança


" I spit on your grave", de Steven Monroe (2010)

Refilmagem de um filme homônimo de 1978, originalmente chamado no Brasil de " A vingança de Jennifer", foi banido em vários países.
A história, breve, narra o drama de Jennifer Hills. Escritora, ela aluga uma cabana isolada numa cidadezinha, afastada da cidade. Sua intenção é escrever um roteiro com tranquilidade, Porém, ela logo é atacada por um bando de 4 homens. O Xerife local se une no estupro coletivo. Largada praticamente à morte, ela consegue fugir de seus algozes. Os homens resolvem apagar qualquer evidência da presença dela na região. Porém, o tempo passa, e logo Jennifer reaparece, dessa vez, sedenta de vingança.
Provavelmente, essa refilmagem foi inspirada nos gores de " Jogos mortais" e " O albergue". As cenas de morte são sádicas e brutais. Alguns chegam a ser hilários, tal a perversidade da ação.
O filme é polêmico, porque faz com que o espectador torça para que todos os homens morram, e da pior forma possível. E isso não é difícil, uma vez que os personagens são desenhados de forma caricata: são todos maus, muito maus. A exceção é a de um rapaz doente mental, que acaba cedendo aos encantos do estupro, aliciado pelos outros amigos. Esse fica traumatizado pelos seus atos. Mas Jennifer não quer nem saber de crises existenciais.
O filme todo se desenvolve nesse fiapo de história: uma história de vingança. Nada mais do que isso. O curioso é o título alternativo do original de 1978 : " Day of the woman" , como se fosse uma comemoração pelos direitos da mulher. Ficou bizarro.
O filme tem um ritmo lento na primeira parte, e só ganha força a partir do estupro, quando ganha mais dinâmica. Porém, faltou mais clima de suspense, e tudo fica extremamente previsível. O elenco se esforça como pode, mas o desenho dos personagens é unilateral. Os maus, e a mocinha. Sarah Butler, no papel de Jennifer, não decepciona. É um papel difícil, e incômodo. Ela lembra fisicamente a atriz Kistern Stewart.

Nota: 6

Nenhum comentário:

Postar um comentário