segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

A Morte e Vida de Charlie


" Charlie St Cloud" , de Buur Steers (2010)

Drama baseado na obra " Death and life of Charlie St Cloud", de Ben Sherwood, é a segunda parceria do Diretor Buur Steers com o astro Zac Afron, ( fizeram juntos a comédia " 17 outra vez").
" A morte e vida de Charlie" é mais um filme que se junta à onda espírita que assolou o ano de 2010, após " Além da vida", " A árvore", " Você vai conhecer o homem de seus sonhos", " Tio Bonnmee" , " Chico Xavier" e " Nosso lar".
A história gira em torno de Charlie, que mora em uma cidade litorânea com seu irmão pequeno Sam e sua mãe ( Kim Basinger, em breve aparição). Charlie tem uma relação quase paterna com Sam. Juntos, ambos vencem uma competição de velejamento. Charlie ensina também o menino a jogar beisebol, e faz uma promessa ao irmão de que todos os dias, no entardecer, deverá dar uma aula para ele, e jamais o abandonar. Sam sente que irá perder seu irmão, pois ele acaba de se formar e vai entrar em uma faculdade longe dali. Charlie resolve levar o seu irmão para uma festa, mas um acidente de carro tira a vida de Sam. Charlie é trazido de volta a vida por um paramédico (Ray Liotta), que diz que Charlie tem uma missão na terra, pois Deus lhe cedeu uma segunda chance. Charlie se sente culpado pela morte do irmão, e abandona todos os seus sonhos, indo trabalhar no cemitério local como zelador, cuidando das lápides dos mortos, inclusive de seu irmão. Porém, Charlie descobre que a sua quase morte lhe deu um dom de falar com os mortos, e todos os dias, ele se encontra com Sam. Na cidade, Charlie é considerado desequilibrado mental, após o acidente. Um dia, Charlie conhece Tess, uma jovem que vai visitar o túmulo do pai. Os dois se tornam próximos, mas Tess precisa velejar e passar 6 meses fora, por isso, ela evita maiores contatos com Charlie. Ao mesmo tempo, Sam sente ciúmes de Tess, e Charlie entra em conflito.
Filme morno com direção burocrática e atuação no piloto automático de todo o elenco, " A morte e vida de Charlie" tem um roteiro tão simplório e previsível, que parece uma Produção da Disney. Tudo é muito casto, leve, e o filme, com um tema tão profundo, se ressente de maior aprofundamento na dimensão psicológica de seus personagens. A história de amor entre Charlie e Tess é muito forçada, e a cena do primeiro encontro deles, no cemitério, é triste. Aliás, a cena de amor entre os dois , que passam a noite brincando de pega-pega no cemitério é muito louca. Fica risivel: quem teria sua primeira noite de amor entre túmulos, na escuridão?
As situações que envolvem a conversa de Charlie com os mortos são muito frágeis, dramaticamente falando: a cena dele com o amigo morto no combate é muito ruim. E Zac Afron é o caso de ator que precisa de uma boa direção para poder dizer ao que veio. Não é porquê ele solta lágrimas em cena que deve ser ovacionado. Falta a verdade do personagem. Mesma coisa deve ser dita sobre Amanda Crew, também muito crua. O menino Charlie Tahan, que interpreta Sam, é quem melhor se sai em cena, mostrando dimensão humana de seu personagem.
A produção almeja atingir um público pós-adolescente, que busca um melodrama com tintas fantasiosas. Mas a dose de realismo fantástico não funciona, faltou encantamento. A trilha sonora, composta de músicas pop românticas, é previsível.
O roteiro lembra muito " O sexto sentido", principalmente no terceiro ato. Aliás, uma cena é quase que referçencia explícita ( quando a personagem Tess caminha com seu cachorro na rua).
O filme não é uma perda de tempo completa, mas apenas o assista se você não tiver nada melhor para fazer numa tarde quente de verão. eu, no caso, fui em busca de ar-condicionado, e passei o filme todo assistindo aborrecidamente.


Nota: 6

Um comentário:

  1. Gostei muito desse filme e que bom que o ator Zac Efron trocou de ates e largou a dança e o basquete. Já estava ficando marcado com atuações idênticas. Gostei do teu blog e to seguindo. Também tenho um em que comento o que assisto. Se puder visite.

    http://acervodocinema.blogspot.com

    http://memoriadasetimaarte.blogspot.com

    ResponderExcluir