terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Filho terno: Projeto Frankestein


" Szelíd teremtés - A Frankestein-terv/ Tender Son: Frankestein Project", de Kornél Mundruczó (2010)

Co-produção Hungria/Alemanha e Austria , " Fiho terno.." é um drama que concorreu no Festival de Cannes 2010.
O filme narra a história de Rudi, um adolescente de 17 anos que sai de um reformatório, após anos de prisão. Ele resolve ir até sua casa, em busca do conforto de sua mãe. Mas ela o rejeita. Acidentalmente, Rudi vai parar em um teste de elenco para um filme, que acontece no mesmo prédio aonde sua mãe mora. O diretor solicita apenas amadores para o teste de elenco, em busca de realismo e naturalismo nas interpretações. O teste é sobre a violência psicológica, e o Diretor exige o máximo de veracidade. Rudi resolve fazer o teste, e de personalidade violenta, acaba matando por acidente a sua parceira do teste.
Ele foge, e vai parar no apartamento de uma jovem, que tenta escondê-lo da polícia. Ao mesmo tempo, o diretor descobre a identidade do jovem assassino: é seu filho, que ele teve quando adolescente e perdeu contato após a separação.
" Filho terno.." é um filme de ritmo extremamente lento, e exige muita paciência do espectador que se aventurar nesse drama livremente inspirado no livro de Mary Shelley, " Frankestein".
O elenco é excelente, e o diretor interpreta ele mesmo o personagem do cineasta. Mas a narrativa lenta, os longos planos, o roteiro sem grandes surpresas e a longa duração do filme o tornam extremamente asséptico, sem emoção, frio. A fotografia é um desbunde, retratando o inverno gélido e branco. O filme me cansou, apesar de umas poucas cenas impactantes ( como o acidente de carro no terceiro ato) e de imagens poéticas.

Nota: 6

Um comentário:

  1. Legal seu blog, bom eu estou procurando alguém que aceite escrever a cada dois meses algo sobre cinema na Revista Mescla (www.revistamescla.blogspot.com) a revista é bimestral e tem um tema específico em cada edição e queríamos uma sessão de cinema! Somos universitários e a revista serve para experiência e portfólio. Então eu pensei em colocar uma anúncio na sua comunidade do orkut e vim pedir permissão... mas vendo seu blog agora, achei fantástico e se você quiser fazer parte da sessão de cinema eu nem colocaria o anúncio ^^'
    qualquer coisa o email é revistamescla@hotmail.com
    Até.

    ResponderExcluir