quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Enrolados 3D


" Tangled", de Bathan Greno e Byron Howard (2010)

50o desenho produzido pelos Estúdios Disney, " Tangled" é baseado no conto de " Rapunzel".
Como eu não conhecia direito a história dessa princesa, não sei se o desenho é fiel a obra original.
" Enrolados" narra a história de Rapunzel, princesa sequestrada quando bebê por uma bruxa velha, por possuir cabelos com poderes mágicos de rejuvenescimento. Rapunzel é feita prisioneira em cima de uma enorme torre sem escadas, e a bruxa a faz acreditar que ela é a sua mãe. Adverte a menina de que o mundo exterior é perigoso, e que não se pode confiar em ninguém, por isso a mantém presa. Todo ano, no dia de seu aniversário, Rapunzel observa da janela da torre lanternas que sobrevoam os céus, sem saber que na verdade é um ritual que seus pais verdadeiros fazem em homenagem a princesa desaparecida. Flynn Rider, um ladrão que trabalha junto com outra dupla de bandidos, rouba a tiara da princesa. Ao fugir, ele se separa de seus comparsas, e resolve se esconder no alto da torre. Chegando lá, ele é descoberto por Rapunzel, que o nocateia. Ela tenta advertir sua " mãe" sobre o invasor, mas antes que ela o faça, é repreendida por ela de que jamais ela sairá da torre. Rapunzel resolve fazer então um pacto com Flynn: Ela o soltará, em troca dele levá-la para ver o ritual das lanternas no céu, que acontecerá no dia. Pacto cumprido, eles vão parar na cidade. Porém tanto a bruxa quanto os antigos compras de Flynn estão em seu encalço.
" Enrolados" é uma deliciosa comédia romântica, de personagens carismáticos e muita graciosidade. As músicas de Alan Menken, parceiro habitual da Disney, dão um colorido a trama.
O filme tem ótimo ritmo, boas gags e diálogos inteligentes. A técnica do 3d aqui é discreta, se limitando a poucos efeitos. Os animais que acompanham os personagens humanos não poderiam faltar, dando lugar a um camaleão (pascal) e um cavalo ( Maximus), este dono de boa parte das piadas do filme.
O fiilme reserva uma cena de violência no final, algo raro nos desenhos, inclusive mostrando sangue. É pouco, mas um grande passo, em se tratando de desenhos da Disney.
Assisti infelizmente na versão dublada, e me incomodei com a voz de Luciano Hulk.

Nota: 8


Um comentário:

  1. Olá!

    Estou entrando em contato com alguns blogueiros cinéfilos para a estreia de um live blogging cobrindo eventos como o Oscar 2011.

    Se estiver interessado, favor entrar em contato!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir