"Pra onde levam as ondas", de Dan Albuk (2021)
Filme brasileiro rodado de forma totalmente independente, escrito e dirigido por Dan Albulk na cidade do Rio de Janeiro. O filme ganhou diversos prêmios em Festivais de cinema, incluindo o de melhor elenco no
Vesuvius International Monthly Film Festival :Hugo Carvalho, Paulla Carniell,Oscar Calixto, Bruno Seixas, Aleks Gomes, Rodrigo, Odin Leal, Ricardo Soares e Mirela Pizani. Rodado com uma equipe técnica mínima onde se dividem em várias funções, o filme mescla filme noir, suspense, humor, drama, policial, romance. As referências são bem claras: os cinemas dos irmãs Coen e Tarantino. Dos Coen, Dan trouxe os protagonistas losers, metidos em reviravoltas sangrentas, repletos de fino humor ácido; de Tarantino, além dos ternos pretos de "Cães de aluguel", fala sobre a amizade entre bandidos e falastrões, na vida e na morte.
E morte é o tema que atravessa o filme inteiro como pano de fundo: Virgil (Carvalho) é um jovem agente funerário que tem como hobby observar vizinhos com a sua câmera. Um dia, ele observa e fica apaixonado por Éden (Paulla Carniell), uma cantora de um clube. Logo ele descobre que ela é namorada de Pablo (Calixto), o ciumento dono do clube e que foi seu colega de infância, e abem quem praticou bullying em Virgil o tempo todo.
Com pouca grana e muita referência cinéfila, o filme brinca com os clichês, incluindo o off do protagonista, obrigatório em filmes noir, e rodado em um preto e branco todo estilizado. É nítido que todos se divertem bastante em um gênero ainda pouco explorado na filmografia brasileira, um retrato apaixonado de um cineasta por um filme realizado com amor e paixão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário