terça-feira, 20 de julho de 2021

Passagem


"Passage", de Sarah Baril Gaudet (2020)
Que documentário lindo e triste! O filme fala sobre o "coming of age" de dois adolescentes,
Yoan Duchesne e Gabrielle Goupil, moradores da pequena cidade de Temiscamingue, no interior de Quebec. A cineasta e roteirista Sarah Baril também saiu da mesma cidade quando adolescente para se mudar para Montreal e estudar fotografia. Ela agora retorna para a sua cidade natal para contar os sonhos e desejos de dois adolescentes de classe média com pensamentos opostos sobre se mudarem para a capital Quebec.
Yoan trabalha como atendente em uma lanchonete. Ele saiu do armário há pouco, e se sente sozinho na cidade, sem ter muitos amigos e sem poder viver a sua homossexualidade e poder curtir a vida. Ele quer ir para Quebec para buscar um novo sentido para a sua vida, indeciso entre ser um cabeleireiro, profissão do seu avô, ou continuar como atendente. Já Gabrielle ama animais, é amiga de Yoan e teme ir para cidade grande, não quer se afastar de sua família e não sabe se irá lidar com a solidão. O filme acompanha o dia a dia dos dois, à medida que vai se aproximando o dia da partida inevitável.
É um filme que fala sobre desapego emocional sobre desejar um futuro mais ambicioso. As imagens captadas pela própria Sarah Baril Gaudet são belíssimas, reforçando a solidão e o não pertencimento. A ena de Yoan se encontrando com um flerte de app de noite e ambos falando de seus sonhos e sobre ser gay em uma cidade pequena é linda demais. Yoan também tem um canal de youtube, onde ele tem 100 espectadores por vídeo, Yoan conta a seus cerca de 50 inscritos sobre o desejo de explorar a si mesmo e os medos de ir adiante em seu desejo por mudança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário