"Nina Wu", de Midi Z. Um dos filmes mais polêmicos do Festival de Cannes em 2019, "Nina Wu" é um drama de Taiwan dirigido pelo cineasta Midi Z, de Myanmar. O roteiro foi escrito pela protagonista do filme, a atriz taiwanesa Ke-Xi Wu. Baseado em fatos que aconteceram em sua vida, Ke- Xi Wu traça um retrato absltamente cruel e devastador do mundo do audiovisual e das atrizes que se submetem a todos os tios de abusos de poder e sexual de cineastas e produtores. Não é um filme fácil de ser digerido, e o seu desfecho provoca repulsa e ódio em todos que o assistem.
Nina mora há 6 anos em Taipei e como atriz, só conseguir fazer curtas e alguns comerciais. Para pagar as suas contas, ela precisa trabalhar como Cam girl. O seu agente finalmente lhe traz uma notícia que pode mudar a sua vida: ela foi escolhida para a audição de um importante filme. O que ela não esperava é que fosse sofrer todos os tipos de bullying em um mercado dominado por homens inescrupulosos.
O que e vê no filme é aterrorizante: em uma cena, para conseguir a atuação de Nina, o cineasta a enforca. Em outra, um produtor a abusa sexualmente dela. Ke-Xi-Wu não economizou na tinta grotesca e foi a fundo nas descrições do que ela já passou nos bastidores com atriz. O filme foi comparado ao universo de DAvid Lynch pelo uso de cenas oníricas e poéticas que beiram o surrealismo. Excelente fotografia de Florian Zinke que traz elementos imagéticos que intensificam o clima de pesadelo perturbador. Um trabalho excepcional e visceral da atriz Ke-Xi-Wu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário