"Gerry", de Gus Van Sant (2002)
Primeiro filme da " Trilogia da Morte " de Van Sant, três filmes baseados em mortes ocorridas na vida real: Elephant (2003) e Last Days (2005). O filme concorreu em Sundance 2002 e foi a 2a parceria de Van Sant com Matt Damon, iniciada com "Gênio indomável", que valeu o Oscar de roteiro escrito por Damon e Ben Affleck.
Em "Gerry", Matt Damon escreve o roteiro em conjunto com Casey Affleck e Van Sant. Havia uma idéia de roteiro, mas foi tudo improvisado pelos atores durante as filmagens. O filme é baseado na história da morte de David Coughlin , que foi morto depois que ele e um amigo se perderam em Rattlesnake Canyon, no Novo México/ Damon e Affleck interpretam personagens com o mesmo nome, Gerry. Eles vão fazer um passeio de carro no deserto da Califórnia, mas acabam se perdendo e passam dias com fome, cansaço e sede.
O filme tem 100 minutos e exatos 100 planos. Logo no início, o filme tem um longo prólogo mostrando o carro na estrada, ao som do piano e violino dramático de "Spiegel im spiegel".
O filme é lindamente fotografado por Herris Savides, premiado fotógrafo que também filmou 'Elephant", "Zodíaco" e clipes de Madonna e Britney Spears.
Apesar da beleza do filme e da performance visceral dos atores, o filme é bastante cansativo e arrastado. Pode ser visto como uma tragédia existencialista, mas tem que ter paciência para acompanhar dois personagens vagando pelo deserto em 100 minutos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário