"Lacombe Lucien", de Louis Malle(1974)
Obra prima do Cineasta francês Louis Malle, lançada em 1974 e indicada ao Oscar de filme estrangeiro. O filme vem em seguida de "Sopro no coração", outro clássico de Malle.
Lacombe Lucien é um jovem camponês de 18 anos. Ele é solitário, trabalha como faxineiro em um asilo e gosta de caçar animais. O seu pai foi preso pelos alemães em 1944. A Franca foi ocupada pelos alemães. Lacombe quer se alistar a favor da resistência, mas o seu professor, líder do grupo, recusa, dizendo que ele é muitp novo. Ao voltar de noite para casa, Lucien esbarra com um grupo de colaboracionistas franceses, que obrigam Lucien a entregar pessoas da resistência. Lucien entrega o professor. A partir daí, ele passa a entregar todo mundo que ele conhece, até que conhece France, uma jovem judia, por quem se apaixona.
O filme foi um grande escândalo no seu lançamento, por falar de um tema tabu para os franceses: aqueles que colaboraram com a ocupação alemã. Pierre Blaise, no papel de Lucien, entrega ma performance arrebatadora, repleta de camadas. Além disso, ele é obrigado a matar animais de verdade em cena: um canário, uma galinha arrancando a cabeça à pauladas e coelhos com tiros. Certamente uma atuação visceral, em um filme complexo de questões humanitárias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário