domingo, 29 de maio de 2022

Veneciafrenia


 "Veneciafrenia", de Álex de la Iglesia (2021)

O cineasta espanhol Álex de la Iglesia é um dos maiores expoentes do cinema de horror em seu país. Realizador de culs como "O dia da besta", "O bar", "A balada de um palhaço triste", Iglesia agora retorna com uma homenagem ao slasher, principalmente no gênero italiano "Giallio". O filme tem como pano de fundo uma crítica social e econômica que assola Veneza: a profusão de cruzeiros, trazendo 75 mil turistas ao dia na cidade, destruindo eco-sistema e provocando vandalismo em patrimônio histórico mundial.

Um grupo de cinco amigos, 2 homens e 3 mulheres, decidem passar a despedida de solteiro d euma delas em Veneza. Logo na saída do aeroporto, são mal recebidos por uma manifestação que quer expulsá-los. Os amigos querem farra: saem de bar sem pagar, vão à baladas, até que são abordados por um arlequino mascarado que na verdade é um serial killer que mata turistas.
O filme parecia prometer mais do que oferece. As cenas de morte não são gore, os personagens são extremamente irritantes e o espectador não se importa com nenhum deles. O que salva o filme são as belas paisagens e ruelas de Veneza, mas em um filme que sugere o extermínio justamente de quem mantém a economia da cidade. Melhor não exibirem esse filme nos aviões pois provavelmente muito turista irá desistir de viajar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário