sábado, 28 de maio de 2022

Carro Rei

"Carro Rei", de Renata Pinheiro (2021)
Dirigido e co-escrito pela cineasta pernambucana Renata Pinheiro, "Carro Rei" ganhou 4 Kikitos em Gramado (filme, trilha sonora, direção de arte e desenho de som), melhor filme no Cinefantasy e participou do prestigiado Festival de Rotterdan.
O filme se aproxima de filmes onde os carros são vistos como personagens quase humanos, interagindo com os personagens, até em cenas de sexo, como em "Titane", "Holly motors", "Crash estranhos prazeres" e "Christine, o carro assassino".
A trama, complexa, parte de uma idéia simples: um casal donos de uma frota de táxis, têm o nascimento do filho dentro de um dos carros. Já crescido, Uno ( o menino) tem o dom de se comunicar com os carros. Quando sua mãe morre em um acidente dentro de um dos carros, esse mesmo veículo é restaurado e se torna o "Carro Rei". Zé Macaco (Matheus Nachtergaele) é o tio de Uno, e tem transtornos mentais. Ele também adquire dom de falar com Carro Rei, e passa a querer construir veículos customizados, após o governo impôr uma lei onde carros com mais de 15 anos de uso deverão sair das ruas.
A trama é bastante simbólica e repleta de sub textos que falam de muitos temas sociais e críticas ao Governo. Não é uma trama fácil de acompanhar, mas como um projeto artístico traz a marca autoral e corajosa de sua criadora.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário