quinta-feira, 12 de maio de 2022

O homem do norte


 "The northman", de Robert Eggars (2022)

Um filme extraordinário, uma obra-prima de concepção técnica, artística e de direção, "O homem do norte" é um violento drama sobre vingança. Todo espectador irá se lembrar de filmes, séries e livros que falem sobre um homem que quer vingar a morte de seu pai, visto até em "Game of thrones" onde o pai é igualmente decapitado. O roteiro foi escrito por Robert Eggars, cineasta dos cults "O farol" e "A bruxa", junto de Sjón , roteirista islandês que escreveu "Dançando no escuro", com Bjork, e "Lamb", com Noomi Rapace.

A idéia do projeto veio de um desejo do ator Alexander Skassgard querer trabalhar com Robert Eggars. O filme se inspira na lenda de Amleth, um guerreiro viking que foi inspiração de Willian Shakespeare para escrever 'Hamlet".
Em 895 dC , o rei Aurvandill War-Raven (Ethan Hawke) retorna ao seu reino na ilha de Hrafnsey após suas conquistas no exterior, e se reencontra com sua esposa, a rainha Gudrún (Nicole Kidman), e seu filho e herdeiro , o príncipe Amleth (Skaargsrd, quando adulto). Para preparar Amleth para um dia ser rei, os dois participam de uma cerimônia espiritual supervisionada pelo bobo da corte de Aurvandill, Heimir (Willian Dafoe). Na manhã seguinte, guerreiros mascarados liderados pelo irmão de Aurvandill, Fjölnir (Claes Bang), emboscam e assassinam o rei. Depois de ver sua aldeia massacrada e sua mãe levada por seu tio, Amleth foge de barco jurando vingar seu pai, salvar sua mãe e matar Fjölnir.
Com participação da cantora Bjork como uma vidente, "O homem do norte" é um filme visualmente arrebatador, onde toda a parte técnica: fotografia, efeitos especiais, direção de arte, figurinos, é impressionante. O elenco multi estelar traz peso a uma história que pode não ser original, mas certamente, empolga, mesclando momentos de fantasia, drama e batalhas sangrentas. Skkargard certamente ficará feliz de ter sido um dos autores desse projeto, um orgulho em sua filmografia.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. "Um filme extraordinário, uma obra-prima de concepção técnica, artística e de direção."

    Assino embaixo. Filme maravilhoso!!!

    ResponderExcluir