terça-feira, 31 de maio de 2022

A noite do triunfo


 "Un triomphe", de Emmanuel Courcol (2021)

Drama que abriu o Festival de Cannes em 2021, "A noite do triunfo" e adaptação francesa de uma história real acontecida na Suécia nos anos 80:

o ator de comédia e diretor de teatro sueco Jan Jönson que, usou o palco do Royal Dramatic Theatre em Estocolmo com a finalidade de reabilitar prisioneiros de Kumla, a maior penitenciária sueca.
Etienne (Kar Merad) é um ator que faz oficinas para presidiários. Em uma de suas incursões, ele reúne um grupo de detentos e decide montar o espetáculo 'Esperando Godt", de Beckett.
Na vida real, o grupo se apresenta em teatros pela Euorpa, e no filme o roteiro traz toda a luta de Etienne para lidar com os problemas e diferenças de cada "ator" do grupo, até o desfecho aonde eles deverão se apresentar no imponente Teatro do Odeon. Como essência, o filme me lembrou muito o documentário "César deve morrer", dos irmãos Taviani, e também remete aos clássicos filmes aonde o professor precisa lidar com os dramas de cada aluno. É um belo filme, emocionante calcado no excelente trabalho de todo o elenco e na delicadeza do diretor em administrar cenas acri doces.

Nenhum comentário:

Postar um comentário