domingo, 15 de maio de 2022

Taís e Taiane


 "Taís e Taiane", de Augusto Sevá (2019)

O cineasta paulista Augusto Sevá é um veterano que em seus últimos filmes, tem trabalhado com o tema de meninas adolescentes e as problemáticas envolvendo famílias em processo de ruptura.

Em "Fala sério!", de 2015, Sevá tem três amigas adolescentes como protagonistas. Em "Taís e Taiane", são as jovens envolvidas com prostituição infantil, assédio e misoginia em um mundo essencialmente machista.
Tais (Gabriella Verganni) desce apressadamente do ônibus rodoviário depois de ser assediada pelo rapaz que se sentava ao seu lado. Taís seguia para Vitória em busca de seu pai que ela não conhece. Na estrada deserta, ela conhece Taiane (Yasmin Santos), uma jovem prostituta fazendo ponto. A antipatia inicial entre elas começa a se dissipar quando dois homens em uma moto as assaltam. Com isso, começam a descobrir que juntas podem se ajudar a sobreviver nesse ambiente agressivo. Enquanto Tais traz seus conhecimentos de quem frequentou a escola, Taiane conta com sua experiência na estrada. Elas precisam se salvar de uma cafetina e seu capataz vilanesco, além de caminhoneiros assediadores. Elas encontram a bondade nas figuras dos motoqueiros interpretados por André Bankoff e Jairo Mattos, que vê em Taiane uma lembrança de sua filha.
O filme tem belas imagens, linda fotografia e um roteiro que lida com temas pesados, bem semelhante a outro brasileiro, "As filhas do sol". Duramente criticado pelos jornalistas, que acusam o filme de ser objetificador e retrógrado em relação ao papel feminino no protagonismo de tempos de empoderamento, "Tais e Taiane" , senão fosse por deslizes de roteiro e de direção que reforçam esse olhar masculino sobre personagens femininas, teria sido um belo filme, pois a relação de amizade entre as duas, defendida com garra pelas atrizes, comove, com um desfecho bastante melancólico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário