segunda-feira, 9 de maio de 2022

Entre águas


 "Luzzu", de Alex Camilleri (2021)

Premiado em importantes Festivais internacionais, o filme levou o impressionante prêmio de melhor ator para Jesmark Scicluna, no papel principal. A curiosidade é justamente essa: Jesmark é um não ator, um pescador de verdade da Ilha de Malta. O roteirista e cineasta Alex Camilleri nasceu em Malta, mas desde criança foi morar nos Estados Unidos. Agora, ele retorna para Malta para fazer um docudrama na melhor tradição do neo-realismo italiano: filmando em locações reais e com não atores em profissões iguais aos de seus personagens. Esse recurso já havia sido feito por Rosselini em seus clássicos "La terra trema" e 'Stromboli".

Jesmark é um pescador maltês que sofre com um novo vazamento em seu barco luzzu, uma embarcação de madeira típica da região. Com dificuldades financeiras, ele vê seu trabalho —e essa tradição familiar— em perigo devido às safras ruins de peixes, à impiedosa indústria pesqueira e a um ecossistema fragilizado. Desesperado e precisando sustentar a esposa Denise (Michela Farrugia) e o filho recém-nascido, que sofre de um distúrbio de crescimento que exige cuidados médicos, Jesmark acaba ingressando no mercado da pesca ilegal.
O filme resgata muito da narrativa dos irmãos Dardenne, no olhar sobre a figura marginalizada e tendo a câmera colada nele durante os 100% do filme, em registro totalmente naturalista. O filme comove pela performance dos não-atores, que trazem brilho no olhar e uma energia de quem entende aquele universo apresentado no filme. Lindas locações e um desfecho comovente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário