"One night in Miami", de Regina King (2020)
Primeiro longa dirigido pela atriz Regina King, exibido com sucesso no Festival de Veneza, onde foi celebrado como o primeiro filme em competição dirigido por uma mulher afro-americana. O filme é uma adaptação de uma peça teatral escrita por Kemp Powers , e parte de uma situação fictícia: em fevereiro de 1964, 4 figuras públicas negras se encontraram em um quarto de hotel em Miami, e esse encontro mudou o rumo de suas vidas. Malcom X (Kingsley Ben-Adir), o lutador Muhammad Ali/Cassius Clay (Eli Goree), o jogador de futenol Jim Brown (Aldis Hodge) e o cantor Sam Cooke ( Leslie Odom Jr) conversam sobre a importância da comunidade negra levantar suas vozes e lutar pelos seus direitos, não se deixando sufocar pela sociedade branca em termos políticos, culturais e sociais.
O filme lembra bastante o tema de "Infiltrado na Klan", de Spike Lee, que é o de reeducação cultural e de entendimento da importância das raízes negras de quem já estava acostumado com o desprezo dos brancos. Sam Cooke cantava para brancos, Cassius Clay lutava para brancos, Jim Brown adorava seu fã clube branco. Malcolm X com seu discurso, os convenceu da importância de valorizarem a sua ancestralidade.
O poderoso texto não esconde a base teatral, quase 80% do filme acontece dentro de um quarto de hotel. Para isso, Regina King extrai o melhor de seu excelente elenco e realiza um filme importante e necessário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário