sábado, 9 de janeiro de 2021

Uma noite em Miam


"One night in Miami", de Regina King (2020)
Primeiro longa dirigido pela atriz Regina King, exibido com sucesso no Festival de Veneza, onde foi celebrado como o primeiro filme em competição dirigido por uma mulher afro-americana. O filme é uma adaptação de uma peça teatral escrita por Kemp Powers , e parte de uma situação fictícia: em fevereiro de 1964, 4 figuras públicas negras se encontraram em um quarto de hotel em Miami, e esse encontro mudou o rumo de suas vidas. Malcom X (Kingsley Ben-Adir), o lutador Muhammad Ali/Cassius Clay (Eli Goree), o jogador de futenol Jim Brown (Aldis Hodge) e o cantor Sam Cooke ( Leslie Odom Jr) conversam sobre a importância da comunidade negra levantar suas vozes e lutar pelos seus direitos, não se deixando sufocar pela sociedade branca em termos políticos, culturais e sociais.
O filme lembra bastante o tema de "Infiltrado na Klan", de Spike Lee, que é o de reeducação cultural e de entendimento da importância das raízes negras de quem já estava acostumado com o desprezo dos brancos. Sam Cooke cantava para brancos, Cassius Clay lutava para brancos, Jim Brown adorava seu fã clube branco. Malcolm X com seu discurso, os convenceu da importância de valorizarem a sua ancestralidade.
O poderoso texto não esconde a base teatral, quase 80% do filme acontece dentro de um quarto de hotel. Para isso, Regina King extrai o melhor de seu excelente elenco e realiza um filme importante e necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário