terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Alelí

 

"Aleli", de Leticia Jorge (2019)
Indicada pelo Uruguai a uma vaga ao Oscar de filme estrangeiro em 2021, "Alelí" é uma comédia dramática familiar na mesma linha de "A partilha", de Miguel Falabella.
O patriarca de uma família de classe média morre. A viúva, Alba, e os 3 filhos Ernesto, Livia e Silvana se reencontram na leitura do testamento. O reencontro dos três irmãos junto à mãe fará reacender rusgas do passado. Nenhum dos 3 irmãos se dá com o outro. A casa de praia será vendida e a família decide passar um final de semana nela para poder reformar o local. A casa foi apelidada de "ALELÍ": AL de Alba e Alberto. E de Ernesto e LÍ de Lívia. Silvana nasceu depois e acabou ficando sem a homenagem.
A cineasta e roteirista Leticia Jorge, que estreou com a comedia dramática "Tanta água", traz de volta o excelente ator Nestor Guzzini, que interpreta Ernesto. As atrizes que interpretam a mãe e as irmãs também são ótimas, Impossível não pensar em "A partilha": as rusgas são as mesmas a dificuldade de se relacionarem, se se enxergarem em seus fracassos amorosos e profissionais. Um filme que diverte, mas também traz imensa melancolia de uma geração que nadou, nadou e se afogou na praia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário