domingo, 10 de janeiro de 2021

Mama weedLa


"La daronne", de Jean-Paul Salomé (2020)
Um grande sucesso de bilheteria na França durante a pandemia, com mais de 400 mil espectadores, 'Mama weed" é adaptação de um livro de Hannelore Cayre e protagonizado por uma das maiores estrelas francesas, Isabelle Huppert. O filme merece uma refilmagem em qualquer país, pois a trama gira em torno de crise econômica, conflitos de terceira idade e corrupção, tudo em formato de comédia dramática policial.
Isabelle é Patience Portefeux, uma mulher que trabalha para tradutora de língua árabe para uma divisão de narcóticos, liderada pelo delegado Philippe (Hippolyte Girardot). Patience traduz e participa das ações. Ela passa por problemas financeiros: sua mãe, com Alzheimer, está em uma clínica com contas atrasadas. Durante uma escuta, Patience descobre que o filho da enfermeira de sua mãe está trazendo um carregamento de maconha, e ela decide então usar seus privilégios como policial para ela mesma recolher essa maconha e vender, se tornando uma poderosa traficante, enganando a polícia para a qual trabalha.
O filme funciona boa parte, mas no meio ele dá uma barrigada e fica arrastado, se recuperando depois no final. Transitando entre comédia, drama e policial, o filme tem uma ótima personagem em Isabelle, como sempre, formidável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário