quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

O senhor dos anéis


"The lord of the rings", de Ralph Bakshi (1978)
O Cineasta e animador Ralph Bakshi é bastante cultuado. Desde a série do "Homem aranha" nos anos 60, passando pelo clássico "Frtiz, o gato", e o épico musical "American pop", Ralph Bakshi traz traços de animação para um contexto mais adulto, sombrio e reflexivo, longe do universo infantil.
Lançado em 1978 e bastante aguardado pelos fãs de J.R.R. Tolkien, a animação teve péssima recepção da crítica e público, apesar de ter sido um grande sucesso de bilheteria. Com 133 minutos de duração, o filme engloba apenas os dois primeiros livros, 'A sociedade do anel" e "As duas torres". De fato, o final fica inconcluso e histórias e personagens em aberto. Ralph Bakshi chegou a lançar uma animação para a tv com a última parte da trilogia, "O retorno do Rei".
O que mais irritou as pessoas na época foi o fato de Bakshi ter suprimido muitos personagens e histórias paralelas para poder caber mais de mil páginas em pouco mais de duas horas, O filme, para economizar custos, trouxe uma técnica revolucionária: a rotoscopia. As cenas de batalha foram filmadas com atores reais e depois, frame a frame, animados. Hoje em dia, o filme é considerado por muitas pessoas como cult. Eu pessoalmente gosto bastante, mas não sou um fã inveterado. Sei de pessoas fanáticas que odeiam o desenho.
Para quem quer matar saudades da trilogia de Peter Jackson e até mesmo da trilogia dos "Hobbits", vale assistir e rever as aventuras de Frodo, Sam e Gandalf.

Nenhum comentário:

Postar um comentário