quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

Domingo maldito


"Sunday bloody sunday", de John Schlesinger (1971)
Dois anos após ter ganho o Oscar de melhor filme por "Perdidos na noite", em 1969, o cineasta inglês John Schlesinger lança um filme inglês que foi um verdadeiro rebu na época. Concorrendo à 4 Oscars ( Ator Peter Finch, Atriz Glenda Jackson, roteiro e direção), o filme fala abertamente sobre um triângulo amoroso envolvendo 2 homens e uma mulher. A diferença é que o homem mais jovem é amante de duas pessoas mais velhas, um homem e uma mulher.
Lidando com o poliamor e com a relação homossexual sem nenhum alarde, o filme fez história.
Bob Elkin (Murray Head) é um jovem escultor. ele possui 2 relações independentes com pessoas mais velhas: Daniel (ptere Finch), um médico judeu e gay, e Alex (Glenda Jackson), uma funcionária pública. Aos domingos, Alex e Daniel encontram um casal amigo, que possui vário filhos. Como pano de fundo, o filme retrata conflitos sócio econômicos no Reino Unido da época.
Filmado com bastante elegância por Schlesinger, que não traz nenhum olhar escandaloso para tantos temas polêmicos, o filme possui um elenco bastante talentoso em um texto que caberia perfeitamente em uma peça de teatro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário