segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025
Os sapos
"Os sapos", de Clara Linhart (2024)
Adaptação da peça teatral 'Oa sapos", escrito por Renata Mizrahi, baseado em uma experiência pessoal que ela teve: ao viajar para uma casa isolada no campo, ela precisou conviver com 2 casais onde ela testemunhou relacionamentos dependentes e tóxicos, sem que as mulheres dos casais pudesse perceber o tipo de relacionamento que estavam vivendo. A diretora Clara Linhart adaptou para curta em 2011, e agora, lança a versão em longa-metragem. Veronica Reis, que na peça de teatro viveu a protagonista, dá seu lugar à Thalita Carauta, no papel de Paula. Os outros 2 casais são Marcelo (Pierre Santos) e Luciana (Karina Ramil) e Claudio (Paulo Hamilton) e Fabiana (Veronica Reis).
Paula é convidada por Marcelo a passar um final de semana na casa que ele tem, em Nova Friburgo. A idéia é fazer um churrasco reunindo a turma que não se vê há 20 anos. Mas ao chegar na casa, Paula descobre que o churrasco foi cancelado, e ela não foi avisada. Luciana tenta agradar a amiga de Marcelo, mas é nítido seu ciúme. O ônibus de volta só passa uma vez por dia, logo, Paula terá que passar a noite ali. Ela decide ir pra cachoeira e ficar de noite para a fogueira. Um vizinho, o músico Claudio, surge e convida a todos para um show, mas por conta do tempo frio, o evento é cancelado. Fabiana, namorada de Claudio, surge e puxa conversa com Paula. Paula irá fazer aflorar nas duas mulheres um sentimento de autodescoberta e de auto valorização, diante relacionamentos claramente abusivos e t;oxicos. A própria Paula recém terminou um relacionamento complexo, e ela sofre uma tentativa de estupro de Claudio.
O filme alterna momentos de humor e drama. À medida que o filme avança, é nítido que o drama se sobrepõe. A decupagem de Clara favorece planos abertos onde quase toda a cena acontece ali, sem closes. O que mais chama a atenção, é a excelente direção de atores, dando um tom naturalista e eficiente nos silêncios e reações.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário