terça-feira, 4 de fevereiro de 2025
Bogotá: A Cidade dos Sonhos Perdidos
"Bogota: City of the Lost", de Seong-je Kim (2024)
Li que esse filme, rodado em Bogotá com produção sul coreana, teve suas filmagens interrompidas pela Covid, sendo recuperada anos depois. Isso explica muito da irregularidade da narrtiva do filme, onde tem-se a impressão de serem 2 filmes distintos, com uma cartela de 3 anos depois.
Me lembrei muito de "Scarface", de Brian de Palma: a história de uma família sul coreana, fugindo da crise econômica do país no ano de 1997,e como o filho do casal, no início tímido e introvertido, se tornou um poderoso senhor do contrabando ilegal, galgando seu espaço no mundo do crime colombiano. O filme começa muito bem, com personagens muito bons, e lá pelo meio em diante, vai perdendo o foco e ficando com ritmo bastante arrastado. Guk-hee (Song Joong-ki), um jovem de 19 anos, chega em Bogotá com seus pais, fugindo da crise e querendo um visto para os Estados Unidos. Enquanrto o visto não sai, eles decidem arrumar emprego para se manterem no país. Guk-Hee vai trabalhar para Park Byeong-jang (Kwon Hae-hyo), conhecido como Sargento Park, que lutou na Guerra do Vietnã com o pai de Guk-Hee. Sargento Park é um contrabandista poderoso e ensina a Guk-Hee os truques do ofício. Aos poucos, Guk-Hee vai se encantando com o lado do Poder e arma um esquema para poder dar a volta por cima.
Mesmo com um alto valor de produção, reproduzindo a Colômbia dos anos 90 com muito perfeccionismo, falta ao filme personagens por quem a gente torça. São muitos personagens, em uma estrutura óbvia de ganância, traicão e poder. Existem boas cenas de perseguição e de ação, mas falta alma ao projeto.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário