segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025
Mountains
"Mountains", de Monica Sorelle (2023)
Melhor filme no Festival de Tribeca 2023, "Mountains" é co-escrito e dirigido pela cineasta haitiana americana Monica Sorelle. O filme é ambientado em um bairro de periferia de Miami onde moram descendentes de haitianos. Nesse bairro de classe média baixa, mora o casal Xavier (Atibon Nazaire) e Esperance (Sheila Anozier): eles são imigrantes e sobrevivem a duras penas, tentando o mínimo de dignidade. Xavier trabalha em uma empresa de demolição de casaas no próprio bairro, para dar lugar a prédios modernos. Esperance tem dois empregos: em uma escola e como costureira. O casal tem um filho americano, Junior (Chris Renoir), que deseja se tornar um ator de stand up, para a frustração de seu pai.
Xavier decide procurar por uma casa maior para a sua família, e aos poucos, vai refletindo sobre a sua profissão e as consequências para a história e cultura de seu povo, pelo qual ele é um dos responsáveis pelo desaparecimento.
"Mountains" é um filme lento, em registro naturalista que discute a gentrificação e o apagamento de culturas de minorias imigrantes nos Estados Unidos. É muito oportuno assistir ao filme agora que o país vive sob a administração de Donald Trump e sua política de expulsão de imigrantes em territórios americanos. "Mountains" é malancólico. e nao traz espaço para alegria.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário