segunda-feira, 14 de janeiro de 2019
Uma noite em Tokoriki
"O noapte in Tokoriki", de Roxana Stroe (2016)
Que delícia de filme! Um musical romeno LGBTQ+ , dirigido e escrito por Roxana Stroe. Totalmente sem diálogos, e utilizando as letras das músicas como sub-texto, "Uma noite em Tokoriki" lembra muito os filmes e personagens de Aki Kaurismaki: aqueles tipos maravilhosamente caricatos, apaixonantes, vivendo situações constrangedores e patéticos.
Na Romênia rural, Gianina vai completar 18 anos. Seus pais e seu namorado, Bebe, armam uma festa para ela na Boite Tokoriki. Gigi e seus amigos chegam de carroça. Logo descobrimos que Gigi e Bebe foram amantes e ainda apaixonados um pelo outro, e Gigi fará de tudo para ter Bebe de volta.
Em alguns momentos o filme lembra passagens de "O baile", de Ettore Scola. Os números de dança cafonas e hilários, e uma trilha sonora composta de clássicos dance dos anos 90, trazem um look vintage para o filme.
Os atores estão incríveis, todos ótimos em pantomina. O Dj é sensacional. Roxana Stroe sabe conduzir muito bem o mise en scene, dando ritmo e um olhar carinhoso para tudo e todos.
Imperdível. A cena final é brilhante.
O filme ganhou diversos prêmios internacionais, entre eles, um prêmio especial no Festival de Berlin 2016.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário