domingo, 6 de janeiro de 2019
Antes da coisa toda
"Antes da coisa toda", de José Luiz Jr e Daniel Ribeiro (2014)
A produtora Cavideo mais uma vez traz um documentário imprescindível para quem trabalha com o Processo de Criação, como Atores, estudantes de interpretação, Diretores e roteiristas.
Lançado em 2014, esse documentário comemorava os 25 anos de uma das maiores e mais premiadas Companhias teatrais do Brasil, o Armazém Companhia de Teatro, criada em Londrina, Paraná em 1987 e desde 1998 estabelecida no Rio de Janeiro.
Particularmente, devo dizer que algumas das peças mais lindas e sensoriais a que assisti, pertence a esse Grupo: "Alice no País dos espelhos"e "Toda nudez será castigada" foram divisores de água para mim no conceito que eu tinha sobre espetáculo teatral. tudo isso, graças ao Talento indiscutível de um dos criadores do grupo, o Diretor Paulo de Moraes, um visionário, e o talento de atrizes como Patricia Selonk e Simone Mazzer, entre outros atores do grupo, que se entregam em cena através de um jogo de manipulação emotiva e visceralidade. Ao longo da trajetória do grupo, outros Atores fizeram parte, como Liliana Castro, Lisa Fávero, ampliando o leque de talentos que já passaram pelo Armazém.
"Antes da coisa toda" é um filme que fala sobre a Arte muito peculiar e difícil de se conceber um espetáculo. A câmera está sempre ali presente, e Paulo de Moraes deixa claro para o seu elenco que não interpretem para a câmera que os está documentando absolutamente tudo. Desde a escolha do texto do próximo espetáculo, leituras de texto, o acompanhamento do dramaturgo no Processo, a contribuição do elenco, a obsessão e disciplina rígida de Paulo de Moraes, o Ofício magnânimo de ser Ator e entender o que se está fazendo no palco do Teatro.
Claro que os atores falam sobre de onde veio o desejo de ser Atir, como entraram no grupo, como discernir o Ator do Personagem, e o filme também traz dicas sensacionais de exercícios teatrais. Como é lindo acompanhar a rotina árdua dessa galera, e um tem curioso: em 1 mês e meio já tinham um esboço do espetáculo "Antes da coisa toda acabara", mas era um embrião, apresentado para 6 mil pessoas em são José do Rio Preto, e descobrir que um ano depois, o espetáculo j;a durava 1;45 horas e já tinha um cenário e concepção totalmente diferentes.
Eu sou totalmente apaixonado por documentários que fazem registro da descoberta criativa de algum projeto, seja Teatro ou Filme. se puder, assistam, não irão se arrepender.
https://vimeo.com/79499193
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário