quinta-feira, 17 de janeiro de 2019
Grande Pai, Pequeno Pai e outras histórias
"Cha và con và...", de Phan Dang Di (2015)
Melancólico e intenso drama Vietnamita que participou de importantes Festivais em Competição, entre eles o Festival de Berlin, foi escrito e dirigido por Phan Dang Di .
O Filme se ambienta no final dos anos 90 em Saigon, capital do Vietnã. Com super população e desemprego em alta, acompanhamos uma família e amigos que moram em uma favela à beira do rio.
Vu é um jovem fotógrafo que vem da capital para morar na periferia de Saigon. De família pobre, ele divide um espaço na favela ribeirinha com Thang, que trabalha como segurança em um night club e também trafica drogas no local. Thang namora Van, que de dia estuda ballet mas de noite se apresenta na mesma night cub de seu namorado, em shows eróticos.
Vu é apaixonado por Thang. Para poder ganhar dinheiro, ele acompanha Thang nas noitadas da balada e no tráfico. Thang também o encoraja a fazer vasectomia através de um programa do governo que estimula os jovens a fazerem a operação e ganharem ajuda financeira.
O filme traz outras histórias paralelas: o pai de Vu traz uma jovem para se casar com seu filho Vu; o outro irmão de Vu sonha em ser cantor mas também se mete no tráfico.
"Grande Pai, Pequeno pai e outras histórias" é um filme vietnamita diferente daqueles do mais famoso Cineasta do País, até então, Tran Anh Hung, que em filmes como "O cheiro da papaya verde", mostrando dramas com uma narrativa quase Tarkovskiniana de tão lentas. Phan Dan Di está mais próximo do chinês Tsai Min Liang: drama sensual, erótico, com tinta homoerótica, belamente enquadrado, com textura pop e com uma fotografia estilizada. O filme explora bastante as cenas de sexo, os corpos desnudos. A sensualidade exala até mesmo em copos suados ou repletos de lama.
A fotografia explora o contraste entre a modernidade e a extrema pobreza de terceiro mundo de Saigon. A luta de seus moradores para sobreviverem, morando em condições paupérrimas. Mesmo assim, nas cenas noturnas, o filme explora a alegria, o amor.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário