domingo, 27 de novembro de 2016

Departure

"Departure", de Andrew Steggall (2915) Longa de estréia do cineasta inglês Andrew Steggall, também roteirista desse drama ambientado no Sul da França. Tudo no filme remete ao universo de Xavier Dolan: grande apuro visual, conflitos familiares, mãe possessiva e neurótica, um adolescente descobrindo a sua homossexualidade, pai ausente e muitas cenas lúdicas que parecem chupadas do universo de Dolan: em determinada cena, folhas caem magicamente do céu, sobre um protagonista melancólico, filmado em câmera lenta. Elliott e sua mãe Beatrice viajam para a casa de verão da família, localizada no sul da França. Entendemos que eles farão um inventário da casa, que será vendida. A verdade, é que os pais de Elliott estão se separando. Elliott deseja ser poeta e passa seu tempo andando pela floresta em volta da casa. Até que um dia, avista um jovem francês Clemente, e ambos se tornam amigos. No entanto, os sentimentos de Elliott por Clemente vão além da simples amizade. Filmado com delicadeza e sensibilidade, o drama peca ao trazer uma narrativa essencialmente lenta, que se torna cansativa lá pelo meio. Os atores estão bem, mas sinto que o plot do relacionamento de Elliott e Clemente poderia ter sido mais bem elaborada e explorada, acabou ficando bem à parte da narrativa. A fotografia exalta a bela locação, fazendo um contraste entre a maravilha da natureza e a relação atormentada e agonizante da família.

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