quinta-feira, 16 de junho de 2022

Lightyear


 "Lightyear", de Angus MacLane (2022)

Uma espetacular aventura de ficção científica que homenageia um dos personagens mais queridos da franquia "Toy story", iniciada em 1995: Buzz Lightyear, cujo boneco era amado por Andy, o menino dos filmes. O boneco de Buzz foi criado para fãs do filme do personagem, e agora a Disney e a Pixar resolveram lançar o filme que conta a história desse filme que eternizou o astronauta amado pela garotada.

O roteiro traz referência a quase todos os clássicos do gênero: "Alien, o 8o passageiro", 'Star Trek", Star wars", "Interstellar", "Robô gigante", "Wall.e", entre outros. E é importante frizar que o filme é mais para adultos do que para crianças, trazendo temas complexos para as crianças e ainda sobrando espaço para falar sobre homoafetividade, através da personagem Alisha Hawthorne, patrulheira das galáxias assim como Buzz mas que encontra um destino que a faz criar uma família junto de sua companheira, com direito a um beijo que provocou a fúria de meio mundo asiático e oriental.
Buzz e Alisha são responsáveis de guiar uma nave repleta de civis e encontrar um planeta habitável para todos. Ao pousarem em um planeta, são pegos pelas plantas monstruosas que o prendem ao local. Buzz, orgulhoso, decide fugir com a nave mas por um erro de estratégia, danifica os motores e todos ficam presos ali. Cm o tempo, eles criam uma cidade, mas Buzz procura uma forma de tirar todos de lá, mas os seus experimentos com hipervelocidade o faz manter jovem, ao contrário dos outros, que vão envelhecendo anos.
Emocionante, dramático e no ato final repleto de ação, "Lightyear" é um filme corajoso: adulto, com uma trama complexa que fala até de multiversos paralelos, com traços de animação incríveis e excelentes efeitos especiais. E o mais doido: a música de David Bowie, 'Starman", só tocou no trailer mesmo, pois no filme, ele não existe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário