sexta-feira, 24 de junho de 2022

A superfície da sombra


 'A superfície da sombra", de Paulo Nascimento. Baseado no livro de Tailor Diniz,"A superfície da sombra" é uma experiência cinematográfica do talentoso cineasta gaúcho Paulo Nascimento na vereda do cinema do realismo fantástico, buscando referências às vezes em Garcia Marquez, e mais claramente, no universo de David Lynch, de onde pega inspiração para a caracterização do personagem Tony (Leonardo Machado), usando um casaco semelhante ao que Nicholas Cage usava em 'Coração selvagem", de couro de cobra e uma pegada meio Elvis.

Tony (Leonardo Machado) viaja para o sul do Brasil, na cidade de Poblado oriental, divisa Brasil e Uruguai, a fim de visitar uma amiga que está morrendo. Mas ele chega tarde, já para funeral. Ele acaba conhecendo Blanca (Giovana Echeverria), a filha de Adele, com quem acaba sentindo uma atração. Ele decide ficar uns dias na cidade, e se envolve com personagens estranhos, como uma mulher de circo, a atiradora de facas, um vendedor de facas e um coveiro sinistro, interpretado pelo uruguaio Cesar Troncoso, que também é cantor de tango.
Favorecido pelo ótimo trabalho de Leonardo Machado, ator fetiche dos filmes de Nascimento, Giovana Echevarria, Cesar Troncoso e um elenco de apoio curioso e afinado na proposta do filme, "A superfície da sombra" também esbanja qualidade técnica, na fotografia de Renato Falcão, na direção de arte de Eduardo Antunes e na trilha sonora. O filme é autoral, flerta com o surrealismo de leve e traz locações belíssimas da região. Em cartaz no prime vídeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário