segunda-feira, 27 de junho de 2022

A casa elétrica


 "A casa elétrica", de Gustavo Fogaça (2012)
A casa Elétrica foi a primeira fábrica de gramofones, e a segunda gravadora de discos da América latina, fundada em Porto Alegre pelos irmãos italianos Leonetti em 1913. Savério Leonetti (Nicola Siri), Carlos (André Mauro) e Aquiles (Juan Arena).

Foram mais de 1000 lançamentos do disco gaúcho, de diversos estilos e artistas, entre 1913 e 1924, fazendo de Poro Alegre o centro da música popular brasileira no começo do século XX.
A premissa do filme começa nos dias de hoje, em Buenos Aires, quando um jovem interrompe uma conversa entre idosos argentinos que discutem sobre tango e vem com uma informação bombástica: o primeiro tango registrado em vinil na América Latina foi gravado no Brasil. O filme então volta ao tempo, apresentando os irmãos Leonetti e a grande paixão pela música que principalmente Savério tinha. O filme também fala sobre o seu grande amor, Ana Beatriz (Carmela Paglioti), uma mulher casada e por quem foi apaixonado. A produção, da Panda filmes, é bastante caprichada , com direção de arte de Eduardo e Raíza Antunes, fotografia de Alexandre Berra e uma equipe afinadíssima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário