domingo, 14 de dezembro de 2014
Marcas da vida
"Sunlight Jr", de Laurie Collyer (2013)
A cineasta independente Laurie Collyer realiza filmes onde ela trabalha com 2 temas em comum: a maternidade e a busca de um sonho. Foi assim em "Sherrybaby" e em "Nuyorican Dream". Seu olhar condescendente sobre os marginalizados passeia entre o drama e o melodrama, quase sempre com um registro documental. Em "Marcas da vida"( Sunlight Jr, no original, que é o nome da loja onde a personagem de Naomi Watts trabalha), Laurie narra a história de Richie ( Matt Dillon) e Melissa ( Naomi Watts), um casal que mora em uma casa pobre no subúrbio da Florida. Ele é paraplégico e está desempregado, ela trabalha como caixa na loja "Sunlight Jr". Um ex-namorado de Melissa, Justin ( Norman Reedus, o Darryl de "The walking dead") a atormenta com suas aparições na loja onde ela trabalha. Um dia, ela perde o emprego, eles perdem a casa e precisam achar um local para ficar. Para piorar a situação, ela se descobre grávida.
Esse mundo cão teria sido melhor apreciado se tivesse sido realizado com atores desconhecidos e com caras mais realistas. Esse desejo desesperado de ser um filme mexicano colocando como protagonistas 3 super atores de Hollywood não comove o espectador, pelo menos não a mim. Em uma história tão dramática assim, juro, preferia ver atores mexicanos dando murro em ponta de faca na Cidade do México. Na beleza natural da Flórida, com 3 atores sex symbols, fica uma tarefa difícil de entrar na história. Mesmo assim, o filme tem qualidades: a fotografia, a trilha sonora e a edição. O roteiro, indicado como finalista no Festival de Tribeca 2013, foi o que mais me pegou: escrito pela cineasta, ele exagera no sofrimento do casal, parece aqueles melodramas dos anos 40 e 50 de Douglas Sirk. Norman Reedus precisa achar um bom projeto de cinema que o projete para fora das telas de tv.
Nota: 6
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Sério , nota seis? Achei o filme bem envolvente e os atores deram aquela valorização para o filme, i'm sorry, but i discorded this your text.
ResponderExcluir