sábado, 13 de dezembro de 2014
Um novo começo
"Happy Christmas", de Joe Swamberg (2014)
O cineasta e ator independente americano Joe Swamberg é conhecido na roda de cinéfilos por ser um dos fundadores do movimento "Mumblecore". São filmes de baixíssimo orçamento, geralmente realizados com amigos e com parentes para poder viabilizar a empreitada. Swamberg escrevem dirige e produz os seus filmes. No entanto, desde seu penúltimo filme, "Um brinde à amizade", que Swamberg tem investido em convidar atores mais famosos para chamar a atenção da mídia e do grande público. No filme, Anna Hendrick e Olivia Wilde, duas estrelas da nova geração de atrizes de Hollywood, toparam a empreitada indie e fizeram o filme sem o luxo e conforto costumeiro de uma grande produção. Anna Hendrick gostou tanto da experiência que repetiu a dose agora em "Um novo começo" ( Happy Christmas). O filme entrou na lista da Revista The New Yorker entre as 20 melhores produções de 2014. Tanta pompa elevou a amoral de Joe Swamberg. Aqui, ele coloca sua filha Jude Swamberg e outros parentes para interpretarem alguns personagens. No elenco, além de Anna, escalou Lena Dunhan, famosa por escrever e atuar na série de sucesso "Girls". O orçamento do filme está estimado em 70 mil dólares, dando a entender que todo mundo deve ter trabalhado de graça no filme.
A história gira em torno de uma família: O casal Jeff e Kelly, pais de Jude. ele é cineasta, ela virou dona de casa após ter tido o bebê, mas era escritora. A irmã de Jeff, Jenny (Hendrick), resolve vir morar com seu irmão. Mas a sua presença trará confusão, uma vez que ela é irresponsável e gosta de beber. No entanto, ela reacende a paixão de Kelly por escrever.
Esse filme não é tão bom quanto "Um brinde à amizade". Talvez porquê a história aqui se desenvolva de forma entediante, sem ritmo. Swamberg adora um falatório em seus filmes, e aqui não é diferente. O que vale é ver como ele consegue realizar um filem tão barato com uma boa qualidade técnica, e com ótimos atores convidados.
Nota: 6
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário