sábado, 18 de fevereiro de 2012

Tiranossauro


" Tyrannosaur", de Paddy Considine (2011)

Joseph (Peter Mullan) é um desempregado viúvo, de índole violenta, que prega a raiva e a violência contra tudo e todos. Sua vida está um caos, e a violência está ao seu redor. Ele mora em uma vizinhança no suburbio, e tem como vizinho um garoto que mora com sua mãe solteira, às voltas com o namorado barra-pesada. Em um attaque de raiva, Joseph chuta o seu cão e o mata. Ele acaba conhecendo uma dona de uma loja de caridade, Hannah (Olivia Calman), uma mulher religiosa e que tenta ajudar Joseph em sua recuperação. Hahhan é casada com o violento James (Eddie Marsan), que acredita que Hannah o ttrai com Joseph. A partir daí, Joseph precisa reviver os seus momentos de violência.
Belo drama, um petardo emocional, na tradição dos melhores dramas ingleses dos anos 70 e 80, que tinhama violência doméstica como tema central. O ponto forte desse filme vencedor do Bafta 2011 de melhor drama é o seu elenco. O trio principal está impressionante, em um tour de force que deve ter desgastado emocionalmente os atores. O roteiro é bom, apesar de carregar em clichês de temáticas parecidas, sobre o tema do ciúme e da ignorãncia.
A fotografia favorece o clima de melancolia e tensão, em tons escuros. A trilha sonora é ontual, e tem um belo momento musicado lá pelo meio do filme. A cena de hahan implorando ao telefone para o seu marido não bater nela é antológica, e somente por essa cena Olivia deveria ter ganho prêmios, muitos recebidos com louvor.
Um filem difícil de assistir pela sua força e drma, mas obrigatório para quem quer assistir a um ótimo drama com excelentes performances.

Nota: 8

Nenhum comentário:

Postar um comentário