quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Forças especiais


"Forces speciales", de Stephane Rybojad (2011)

Elsa Casanova (Diane Kruger), uma renomada jornalista, é sequestrada durante uma entrevista com uma mulher que relata crimes, no Afeganistão. Ela é levada até uma região inóspita no Paquistão, e o seu raptor pretende matá-la. Uma equipe da força especial da elite francesa, acostumada com ações de sallvamento de sequestrados, é designada para salvá-la. Após uma bem-sucedida missão de salvamento, o grupo e a repórter precisam cruzar uma rgeião no Paquistão, porém o sequestrador e seu grupo fortemente armado segue em seu encalço, não dando tréguas ao grupamento.
Filme de ação francês, que segue a cartilha dos filmes de ação americanos, com todos os clichês que habitam esse universo: soldados mascando chicletes e fazendo caras de durões, muitas tomadas aéreas, cameras lentas, etc. Não fosse o filme falado em francês, poderíamos dizer que a produção seria americana.
O roteiro é correto, porém o filme não traz novidades, e o mito do soldado heróico, que dedica a sua vida para salvar os amigos e afins, em prol do patriotismo, enche um pouco o saco. Tudo é épico e redundante, quase um filme do Michael Bay.
Quanto ao elenco, salva-se a atuação de Diane Kruger e de Djimon Houson, em um papel atípico em sua carreira, o de herói de filme de ação.


Nota: 6

Nenhum comentário:

Postar um comentário