segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Poder sem limites


"Chronicle", de Josh Trank (2012)

Em Seattle, Andrew, um estudante da High School, sofre bullying e é maltratado pelo seu pai, bêbado e desempregado. Sua mãe está doente na cama, com cancer. Andrew compra uma cãmera filmadora e passa a registrar sua vida. Seu primo, Matt, é um boa-praça, e é o seu companheiro, mesmo que não sejam muito próximos. Matta convida Andrew para uma festa na escola, mas Andrew leva um soco de um outro estudante por estar gravando a festa.. Desolado, ele vai passear nos arredores, onde existe uma vasta floresta. Steve, o atleta popular da escoola, o encontra e segue com ele. Matt també segue junto. Os três encontram uma cratera , e resolvem entrar nela, Lá dentro, eles dão de cara com uma espécie de objeto não identificado azul (uma espécie de Kriptonita) , que aos poucos se transforma em vermelho e os três sentem dor e sangram pelo nariz. A câmera corta, e já temos uma passagem de tempo. Os 3 brincam com os poderes que adquiriram: mover objetos pela telecinese, voar, tudo com o poder da mente. Porém, Andrew vai se extrapolando em seus poderes, deixando matt e Steve preocupados. Enquanto isso, a mãe de Andrew vai piorando. Sem dinheiro para comprar remédios, Andrew passa a roubar e a usar os seus poderes de forma maléfica.
Curiosa trama que mistura filmes de super-heróis e a linguagem da camera subjetiva, 2 temas que interessam muito ao úblico adolescente, maior audiência proposta pelo projeto. Aliás, tudo no filme foi feito para agradr a garotada: temas atuais, como bullying, baixa auto-estima, falta de perspectiva na vida...o filme não perde tempo: já começa na ação, mostrando ao que veio, editando tudo para cortar passagens de tempo que não interessam. Assim, o recurso da camera subjetiva é muito bem empregada, para poder formar essas elipses de tempo.
O trio de atores está bem, trabalhando em cima de estereotipos, porem agradando e convencendo nos tipos, principalmente Dane Dehaan, que interpreta Andrew.
Os efeitos são bons, considerando o baixo orgamento do filme, mas as cenas de vôo sao ruins, fica evidente que os atores estavam pendurados por ganchos. Uma pena, porque realmente me tirou da fantasia do filme.
De uma forma geral, é um passatempo rápido (84 min) e agradável. Aguardem uma continuação.


Nota: 7

Nenhum comentário:

Postar um comentário