sábado, 25 de fevereiro de 2012

Encontro com o passado- Não olhe para trás


" Ne te returne pas- Don´t look back", de Marina des Van (2009)

Jeanne (Sophie Marceau) é uma autora de biografias, consagrada dentro de sua editora. Um dia, porém, ela apresenta ao editor um livro de ficção que ela escreveu, baseada em sua vida. Para sua suurpresao, o editor renega o livro, dizendo ser horrível. Chocada, Jeanne responde que escreveu o livro sobre a sua vida, mas deletando detalhes de sua vida de menina antes dos 8 anos de idade, uma vez que ela não tem memórias anteriores a essa idade. Arrasada, Jeanne sai do escritório, mas se sente mal. Quando sai para a rua, ela vê visões, sobre uma menina. Ao chegar em casa, ela começa a perceber situações estranhas: seu marido e seus 2 filhos pequenos passam a agir de forma estranha. Sua mãe quer ler o romance, mas Jeanne não permite. Aos poucos, o marido, filhos e mãe mudam de fiisonomia, sem que os mesmos percebam. Jeanne, assustada, também vai mudando de rosto, até se tranformar em Monica Belluci. Igualmente, ninguém estranha também a mudana de fisionomia. Ela resolve então visitar a Sicilia, para descobrir a sua origem, uma forma que ela acha que dará certo para resolver seus problemas mentais e não se considerar uma louca.
Um filme estranho, que mistura os Gêneros do drama, suspense e fantasia. Os efeitos são muito bizarros, e a cena de Jeanne, com o rosto dividido meio-a-meio com Marceau e Belluci é das imagens mais ttresloucadas que vi recentemente. Acho que faltou ao filme mais loucuras, que justifiquem a insanidade da personagem. O final está certinho demais. Faltou mais estranhamento.
Marceau e Belucci estão benm apesar dos personagens gerarem controvérsia, e as atrizes se sugeitarem a cenas rídiculas.
O filme fez a abertura do Festival de Cannes em 2009, eendo motivo de vaias, risadas involuntárias e debandada geral. Polêmico sim, e por isso mesmo, deve ser visto. Ame- ou deixe-o.

Nota: 7

Nenhum comentário:

Postar um comentário