sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Chico e Rita


de Fernando Trueba e Javier Mariscal(2011)

Chico é um pianista, que vive em Cuba, no ano de 1948. Ele toca em bares e casas noturnas. Um dia, ele conhece Rita, uma cantora com uma belíssima voz, e resolve convidá-la a participar de um concurso musical. Eles se apaixonam de cara, mas Rita se irrita com Chico ao descobrir que ele tem uma amante. Chico resolve ir atrás de Rita,e decsobre que ela mora num lugar bem pobre. Ambos ganham o concurso. O tempo passa, os dois se desencontram, e Rita acaba indo para New York com o seu agente. Lá, ela faz sucesso, como cantora e atriz. Chico vai atrás dela. Porém, de novo eles brigam, se amam, se desencontram. Chico vai tocar com grandes musicos, como Dizzie Gillespie, e viaja mundo todo. Rita vai fazendo cada vez mais sucesso, mas continua infeliz, sem Chico ao seu lado. O agente dela acabada implantando drogas na roupa de Chico e , em uma batida policial simulada no local de trabalho de Chico,a polícia encontra a droga. Ele acaba sendo deportado de volta para Cuba. Para o azar de Chico, quando ele pretnde voltar para os EUA, um golpe de Fidel acaba com o imperialismo da ilha. Chico é impedido de viajar, e nem teve tempo de comunicar a Rita que ele foi deportado. Passam-se décadas, e Chico mantem-se triste e esperançoso de um dia poder rever Rita.
Excelente animação, co-dirigida pelo cineasta espanhol Fernando Trueba, que já ganhou o Oscar de filme estrangeiro por " Sedução". Aqui, Trueba volta de novo com um tema romântico e um amor melancólico, um casal que se ama e se odeia por décadas. A animação em si é bem simples, e lembra o filme " Waking life", do Richard Linkater.
O filme todo tem um fundo musicado, e a trilha sonora é maravilhosa, com ritmos varuados, que vai do bolero ao jazz. O filme é um épico romântico, bem narrado, e impossível não se comover com o amor desses dois personagens errantes. O filme está concorrendo ao Oscar de animação de 2012, mas com poucas chances de ganhar.
Uma pequena jóia do cinema de animação, " Chico e Rita" merece ser visto e apreciado pelos cinéfilos. Dificilmente o filme entrará em circuito..

Nota: 9

Nenhum comentário:

Postar um comentário