segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

O caçador


"The hunter", de Daniel Nettheim (2011)

Martin (Willen Dafoe) é um aventureiro, contratado por uma empresa de biotecnologia em Paris para ir até a Austrália em busca do extinto tigre da Tazmânia. Um homem solitário e de poucas palavras, Martin acaba se hospedando no alojamento na floresta que pertence ao casal Jarrah e Lucy. Jarrah está desaparecido, e Lucy fica na cama, sob efeito de sedativos. Os dois filhos pequenos do casal se aproximam de Martin, e criam uma relação afetiva. Jacky Mindy (Sam Neill) é um guia florestal, que acompanha Martin até o coração da floresta. Martin é hostilizado pelos locais, que são contra a presença de ambientalistas. A exploração da madeira da floresta é o grande trunfo da região. Martin descobre depois, que Jarrah foi assassinado, provavelmente por alguém contra a presença deles por lá. Aos poucos, vai descobrindo que a sua contratação na verdade, era para buscar amostra do sangue do tigre da Tasmânia, que tem o poder de imobilizar o inimigo. A produção em escala desse soro seria capaz de dar poderes a quem fabricar esse remédio. Martin descobre que sua vida e de Lucy e crianças corre risco.
Belo drama australiano, com uma boa mensagem de preservação ambiental e contra a exploração da madeira e de animais. Porpem, o roteiro é singelo, e seu desfecho, acaba resvalando para o melodrama, sem mais nem menos.
O ponto forte do filme é a atuação do elenco: Willen Dafoe fez um laboratório de sobrevivência na floresta e interpreta com delicadeza e humanidade o seu personagem. As duas crianãs são fantásticas, espontâneas e sublimes. Frances O`connor confere dignidade a sua Lucy, e Sam neill, estpa correto no papel do guia de dupla personalidade.
O grande desafio do filme era mostrar o Tigre da Tasmania, animal considerado extinto. Quando esse surge, é uma boa surpresa, o animal é muito bem feito e atpe agora não sei como ele foi concebido. Fica também a dúvida quanto ao uso de animais em cena, alguns mostrados mortos.
O ritmo do filme é muito lento, e lá pela terça parte final, ganha ares de trhiller, até terminar como melodrama.

Nota: 7

Nenhum comentário:

Postar um comentário