quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

O abrigo


"Take shelter", de Jeff Nichols (2011)
Curtis (Michael Shannon) e Samantha (Jessica Chanstain) moram em uma pequena propriedade rural em Ohio. Eles são de família de classe média baixa, e possuem uma filha pequena, Hannah, que é surda-muda. A família tem sonhos e projetos para o futuro, entre eles, se mudar para uma casa melhor e fazer tratamento que cure Hannah. A felicidade do casal porém, vai se minando. Curtis começa a ter visões apocalíticas sobre o fim do mundo. Visões que somente ele pode ver: furacões, tempestades. A esposa, amigos, todos passam a achar que Curtis está alucinando e precisando de tratamento psiquiátrico. Porém, Curtis recusa admitir que está doente, e resolve construir um abrigo que salve sua família.
Belo drama com pequenas doses de suspense, uma produçáo independente que levou vários prêmios em festivais mundo afora. Interessante que um filme com orçamento de apenas 1 milhão de dólares, consiga produzir efeitos tão bons. A fotografia é um casao aparte, intensificando o clima de melancolia e devastação. Curioso é notar a presença do ator Michael Shannon no elenco, uma vez que ele repete o papel de esquisofrênico, que ele fez tão bem no drama de Willian friedkin, " Possuídos". Jessica Chanstain está ótima, assim como todo o elenco de apoio formado por desconhecidos. O roteiro é interessante, uma espécie de pesadelo dividido pelo personagem e os especctadores, que passam o filme todo na dúvida se o que vemos é real ou não.
Claro, o desfecho não poderia ser outro? em aberto, e permitindo ao espectador tirar suas próprias cnclusões.
A conferir, como muito entusiasmo.

Nota: 8

Um comentário:

  1. Das várias interpretações que o filme possibilita para as origens da paranóia do Curtis, a mais evidente é o terror da crise econômica.

    ResponderExcluir