terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

A.K.


"Akira Kurosawa", de Chris Marker (1985)

Ótimo documentário do documentarista e fotógrafo francês Chris Marker, que aborda o processo de filmagem de RAN, de Akira Kurosawa. Marker acompanhou meses de filmagem, e através de uma narrativa e imagens poéticas, distinguindo de making-ofs didáticos, compreendemos que:
- Em todos os filmes de Kurosawa, temos cenas de chuva, batalha, cavalos, violência. Aqui ele explica cada um desses itens.
- Kurosawa trabalha com uma equipe de veteranos fiéis, além de uma equipe de jovens. Todos fazem de tudo, ele chama a equipe de coletiva.Uma curiosidade: O seu Diretor de arte, no filme " O barba ruiva", colocou remédios de verdade em frascos dentro de um armário, que nem sequer eram abertos em cena!
- Kurosawa é rápido. No mesmo tempo que um cineasta filma uma cena de jogo de cartas, ele filma 7 batalhas (pelo menos é dito aqui)
- Uma bela cena noturna, onde ele mandou pintar toda uma colheita com tinta dourada, para dar destaque na luz do luar, foi cortada na edição final apesar de todo o trabalho que deu.
- Ao rodar, Kurosawa grita: " Preparar"! Ação!"
- Ele usou cimento misturado na terra do solo, para dar aquele ar fantasmagórico na paisagem.
Enfim, uma obra de arte que deve ser vista por todos os cinéfilos, que apreciam o trabalho do mestre Kurosawa e dessa sua obra-prima, RAN.

Nota: 8

Nenhum comentário:

Postar um comentário